ARTIGOS

FRUSTRAÇÕES


Frustração é o sentimento de insatisfação ou desapontamento causado pela não concretização de um sonho ou desejo.

Sempre que nutrimos expectativas com relação a algo ou alguém e esta expectativa não se confirma, acontece o desapontamento e a frustração.

Podemos ver isto em muitas áreas das nossas vidas, como por exemplo:


As frustrações que temos conosco mesmo.

Eu por exemplo me lembro das inúmeras vezes que eu me decepcionei comigo mesmo por causa daquilo que eu falei e fiz, ou até mesmo por aquilo que eu deixei de falar e fazer.

Quantas vezes prometemos que faríamos isto ou aquilo, e não conseguimos cumprir.

Quantos de nós não começamos este ano com resoluções e metas, e hoje, percebemos que nem tudo aquilo que prometemos, nós fizemos.

E eu sei o quanto isto é frustrante.

Mas eu percebo que isto não acontece apenas comigo e com você, porque o apóstolo Paulo também se sentia assim, frustrado com algumas questões na sua vida. Por isso escrevendo aos Romanos ele disse:

Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. - (Romanos 7.19 - NTLH)

Paulo se sentia frustrado porque o bem que ele queria fazer, ele não conseguia. E isso trazia desapontamento ao seu coração.

Infelizmente, algumas pessoas ficam tão frustradas com aquilo que fizeram ou disseram que acabam não se perdoando, e com isso, ficam refém desse sentimento.


Há também aquelas frustrações que temos com as outras pessoas.

Porque de forma geral, estamos sempre nos decepcionando com as pessoas. Nos decepcionamos com nossos companheiros de trabalho, com amigos e irmãos da igreja, com familiares, e até mesmo com nossos cônjuges.

Este tipo de decepção é sem dúvida um dos piores tipos de frustração que temos.

Quem nunca disse: “Eu nunca imaginei que essa pessoa poderia fazer isso comigo”.

Esta constante decepção com as pessoas me faz lembrar a frustração vivida pelo Jó quando afirmou:

Mas eu não pude contar com vocês, meus amigos, que me desapontaram como um riacho que seca no verão. - (Jó 6.15 - NTLH)


Mas há também as frustrações dos projetos idealizados, e não concretizados.

Porque infelizmente, nem tudo o que idealizamos, acontece. E quando isso ocorre, vem sobre nós o sentimento de frustração e fracasso.

Às vezes achamos que seríamos felizes no novo emprego, e infelizmente, sofremos grandes decepções.

Às vezes somos tomados por aquela "certeza" de que o nosso negócio vai ser um sucesso, e quando menos esperamos, ele entra em falência.

Às vezes acreditamos que a nossa nova área de atuação, o nosso novo projeto, será o dínamo para tudo dar certo, mas infelizmente a coisa não decola.

Enfim, são inúmeros projetos e sonhos que idealizamos e que nem sempre acontecem como a gente acreditava que seria. E isto frustra o nosso coração e nos deixa com a sensação de fracasso.

E talvez você hoje esteja assim, frustrado na vida porque o seu projeto não deu certo, o seu esforço foi em vão, e o seu sonho não se realizou.

Mas eu queria dizer para você meu amigo e irmão que existe uma maneira da gente vencer as frustrações da vida.


1. Nunca esqueça que você é falho e convive diariamente com pessoas falhas.

Precisamos entender que somos pecadores. Ninguém é perfeito. Todos nós estamos aquém do padrão de perfeição que Deus deseja para nós.

Considere essa verdade e a sua frustração será bem menor.

Considere que ninguém é perfeito, nem mesmo você.

Considere que todos nós ainda somos uma obra em construção nas mãos do criador para melhor conviver com as pessoas.

Lembre-se das palavras do apóstolo Paulo quando disse:

E tenho a certeza de que Deus, que começou essa boa obra na nossa vida, vai completá-la até ao momento em que Jesus Cristo voltar. - (Filipenses 1.6 - NTLH)

Não se frustre e nem se desaponte consigo mesmo, pois você ainda é uma obra em construção. Você ainda está num processo contínuo de crescimento e amadurecimento da fé.


2. Nunca deixe Deus de fora dos seus projetos e sonhos.

A razão de muitos dos nossos projetos não darem certo, é porque Deus ficou de fora deles.

Colocar Deus em nossos projetos pessoais de vida evitará desapontamentos e frustrações no futuro.

A bíblia nos diz que:

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros. - (Provérbios 15.22 - NTLH)

Precisamos pedir conselhos para o Senhor, porque assim como nos diz a Palavra de Deus:

Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. - (Isaías 55.9 - NTLH)

Às vezes queremos tanto que nossos projetos dêem certo que deixamos de ouvir a direção do Senhor. Ficamos obstinados em nossos corações, e com isso deixamos de experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Que possamos sempre nos lembrar das palavras do apóstolo Tiago que disse:

Ouçam agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro… Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa… Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. - (Tiago 4.13-15 - NTLH)

Quando colocamos o “se o Senhor quiser” antes dos nossos projetos e sonhos, mostramos o quanto amadurecemos, e o quanto estamos prontos para lidar com nossos insucessos.


3. Deixe a sua vida e o seu futuro nas mãos daquele que tem o controle de todas as coisas

Tudo o que Deus promete, Ele cumpre. Tudo o que Ele disse que faria, Ele fará. Por isso, creia que Deus é maior do que as suas frustrações, fracassos e decepções.

Ele é maior do que as promessas que lhes foram feitas e que nunca se cumpriram. Não importa quão grande seja o seu desapontamento com as pessoas, ou com os projetos que não deram certo em sua vida, Deus é maior e Ele está com você e não vai desapontá-lo. Ele diz:

“Nunca te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13.5 - NTLH)

Por isso o Senhor nos conclama a confiar nEle, a depender dEle, a andar com Ele, a deixar que Ele conduza os nossos passos.


Em Cristo,

Pr. Gilson Claudio


Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. – (Isaías 26.3)